sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

"Venha ser sua própria mídia"

Essa é a chamada do coletivo “Freqüência Livre” que instaura, nessa sexta-feira o 2º Festival audiovisual-radiofônico da Universidade Federal do Pará. A festa acontece com um computador conectado a um projetor e uma mesa de som – tudo embaixo de uma tenda armada no estacionamento do bloco A do campus Básico, na Universidade Federal do Pará. Foi assim na sexta passada o primeiro festival que consumiu malabarismo, declamações de poesias e música, muita música.

São 13 estudantes que há mais de um ano fazem intervenções pela cidade, como o “Arte? Parei!”, no mercado de peixe do Ver-o-Peso – um dos eventos da 25º edição do Arte Pará. Eles tentam chamar atenção dos desavisados sobre a existência e necessidade de rádios comunitárias e livres, com um único objetivo: dar voz aos que a querem. Assim anunciam suas intervenções na UFPA buscando a apropriação de microfones pela comunidade acadêmica e não acadêmica.

Na semana passada o primeiro festival teve um motivo diferente: anunciar o consórcio para a compra de um transmissor. É a partir desse consórcio que esses estudantes pretendem montar a rádio livre que vai dar espaço permanente a essas e outras mentes.
Participam também dessa empreitada a rede Aparelho, o coletivo Rádio Cipó e a rádio comunitária Resistência FM.

Nerusa Palheta

Um comentário:

Controversus disse...

A matéria está boa, mas faltou citar os nomes dos integrantes do grupo.

Fabíola Corrêa