quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Estou lendo e recomendo

O Ponto de Mutação, do físico Fritjof Capra. Antigas tradições místicas orientais se encontram com a ciência moderna nesse livro que fala desde Física até Genética, passando pela Psicologia. Uma colcha de retalhos? Pelo contrário, Capra defende que todos esses campos têm total capacidade de se cruzar e misturar, criando o ponto de mutação do título.

Fundamental para quem quer entender a época atual, em que conflitos étnicos coincidem com a destruição da camada de ozônio. Para Capra, tudo tem origem no mesmo problema: a concepção fragmentária e mecanicista do mundo. Essa cultura deve ser substituída por uma visão total dos processos, pois todos os fenômenos estão relacionados.

As afirmações de Capra são fortemente embasadas pelas descobertas da física quântica, que evidenciaram a falta de sentido de teorias anteriores sobre o funcionamento do Universo. Os cientistas ficaram surpresos, mas budistas, taoístas, hindus entre outros religiosos já tinham chegado às mesmas conclusões milênios antes. Para ler e meditar.

Alan Araguaia

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa dica de leitura!
Será que compreenderão o taos, o caos?

Fabíola Corrêa.