domingo, 11 de fevereiro de 2007

A nossa casa vai virar sertão! Pior, Saara!

Deu no último relatório da ONU sobre mudanças climáticas: a temperatura global aumentará em 3 graus celsius até o fim deste século. Parece pouco, afinal, aqui na cidade dos canais fedidos estamos acostumados a uma variação de temperatura entre 25 e 42 graus... mas garanto que os outros dados irão assustá-lo: isso signfica que 10% das espécies existentes hoje entrarão em extinção.

Quando falamos em "espécies em extinção", dificilmente atinamos para o fato de que também somos uma espécie, e que estamos no mesmo barco dos "inferiores". Essa concepção tem ligação direta com a nossa concepção de meio-ambiente. Construimos uma fronteira ilusória entre o mundo natural e a sociedade. A julgar pela histeria nos jornais e revistas, o debate sobre aquecimento global no Fórum Econômico Mundial, a ficha começa a cair, ou, como diria uma professora minha atenta à dinâmica contemporânea, "os créditos começaram a rolar".

Mas e aí? Somos diariamente bombardeados com notícias chocantes que não nos deixam mais chocados. Menino é morto após ter sido arrastado por quilômetros. Pinguço bate com a testa no asfalto e se estrepa. Bebê encontrado na lagoa dentro de um saco. Não acredito que notícia sobre aquecimento global (que diabo é isso, meu filho?) irá nos tirar da anestesia geral. "Ih rapaz, daqui pro fim do século? Até lá eu nem tô mais vivo!" Risadas generalizadas. A revista "Istoé" diz que alguma coisa é preciso ser feita agora. Nenhuma declaração dos maiores emissores de gases poluentes do mundo. Quem acredita nesse teatro?

Talvez uma última informação desse relatório faça alguém pensar: só a temperatura da Amazônia aumentará em dez graus até os anos sessenta do século XXI. Em termos mais explícitos, a região se converterá em um imenso deserto (e em um rentável parque arqueopaleontológico). Imagine! Hoje já resmungamos por causa desse calor de rachar, imagine quando estivermos pra lá dos cinquenta graus. Ah, esqueçam. O maluco que continuar por aqui não vai ter tempo nem de franzir a testa. Destaques da "Istoé" sobre essa catastrófica previsão: o resto do mundo vai se dar mal sem a floresta amazônica. Ou a imprensa sulista ignora a nossa existência, ou não está nem aí para os mais de cinco milhões de amazônidas que vão ficar desabrigados. Depois dizem que temos complexo de inferioridade... rs.

Alan Araguaia

Um comentário:

Anônimo disse...

Alan, assunto bastante pertinente, contudo faltou dizer de quando é o Relatório da Onu (ano) e quando cita a Reportagem da "Istoé", faltou citar a edição, a data da revista, o nome e a(s) página(s) da matéria.

Fabíola Corrêa