domingo, 11 de fevereiro de 2007

Elucubrações

Um dia desses uma amiga me disse que gostaria que seu namorado se especializasse em paisagismo, mas que urbanismo é uma área bem mais importante para a sociedade. Eu, sem hesitar, respondi-lhe que “não, o paisagismo, para mim, teria tanta importância quanto o urbanismo”. Provavelmente existem vários que discordam de mim, mas acredito que esse é um movimento novo que define bem a sociedade pós-moderna: a valorização da sensação e dos prazeres (o que indicaria a valorização do paisagismo), em detrimento de uma razão utilitarista e funcionalista (o que seria representado pelo urbanismo?) – pensamento que permeou toda a modernidade, mas que talvez esteja sendo substituído por uma outra lógica de existência.

Enfim, a minha impressão é que as artes adquiriram um novo papel na sociedade (falo impressão porque não tenho conhecimento profundo sobre história da arte) e que o misticismo e a busca por sensações de prazer tem tomado um lugar de destaque na atualidade. Talvez seja isso o que Michel Maffesoli chame de reencantamento do mundo e talvez isso se encaixe à sua idéia de neotribalismo marcado pela busca de satisfações efêmeras. De outro lado um outro amigo passou a estudar em profundidade astrologia, achando que dessa maneira poderia decifrar a mim e outras pessoas....não creio que através de um livro - seja ele de astrologia, psicologia ou física quântica - alguém pode desvendar uma pessoa, mas quem sabe não valha a pena tentar?

“Mas então, ousei comentar, estais ainda longe da solução....
- Estou pertíssimo, disse Guillaume, mas não sei de qual.
- Então não tendes uma única resposta para vossas perguntas?
- Adso, se a tivesse ensinaria teologia em Paris.
- Em Paris eles tem sempre a resposta verdadeira?
- Nunca, disse Guillaume, mas são muito seguros de seus erros”.

Umberto Eco
O Nome da Rosa

Nerusa Palheta

2 comentários:

Anônimo disse...

Nê, o seu amigo não está estudando em profundidade astrologia (embora tenha intenções para isso) nem pretende decifrá-la através dela... ele só quer compreendê-la mais, assim como tudo à sua volta, e acredita que esse conhecimento (muito difundido entre os antigos egípcios) é muito válido. Mas como ensina a físcia quântica, tudo são tendências, longe desse seu amigo querer determiná-la ou determinar qualquer coisa.
Alan Araguaia

Anônimo disse...

Você já ouviu falar do diagrama do tipo? É um diagrama que divide as personalidades humanas em noves tipos diferentes. Nós não somos somente um tipo, temos caracteríticas de diversos deles, contudo nos definimos de acordo com um tipo que mais se assemelha ao que somos. Essa é uma forma de você conhecer os seus "eus".
A questão da sensação tem dois lados (assim como tudo na vida): A publicidade é grande propagadora do efeito de sentir.
A religião tem tomado maiores proporções em todo o mundo justamente pela sensação da fé, a sensação de agradecimento para Deus por termos tudo o que temos.

Fabíola Corrêa