segunda-feira, 14 de maio de 2007

É a mãe!

Dia das mães. Data festiva para dar presentes e dizer "te amo!".

Data comercial, para comprar presentes, ir à restaurantes, enviar mensagens, telefonar...

Dia das mães são todos os dias, afinal, a partir do momento em que somos concebidos, aquela mulher cujo carregou em seu ventre um ser humano por nove meses (ou adotou), era a minha mãe. Sempre foi.

Mãe para ensinar, para consolar, fazer rir e chorar, comprar presentes, ganhar presentes e, ser um presente. Para ela, os filhos são o grande presente, a dádiva da maternidade. Para os filhos, eis que provém o grande presente: o poder da vida, a nossa existência.

Aconchegar-se no colo de mãe é o refúgio seguro, assim como Jesus perpetuou-se de amor nos braços de Maria.

Esse sentimento de ternura que nos preenche nessas datas, à exemplo do Natal, quando todos confraternizam e esquecem por um momento as desavenças, deve ser um exercício diário. Parece falso cumprimentar alguém com quem não se fala o ano todo e, no Natal (somente nele!), dá-se um abraço e desejos de saúde e paz. Ora, amar ao próximo como a si mesmo é uma atitude ou um comportamento? É uma tarefa diária, que exige-nos paciência e compreensão, inclusive com as mães.

Quem nunca ficou chateado com o mico que a mãe fez passar diante dos amigos ou, triste por uma briga, uma surra, um castigo?

Ah, coração de mãe é enorme, e mãe são todas elas: mães, avós, tias, primas, professoras, amigas da sua mãe. Todas nos amam.

E a mãe-avó? Enche o netinho de mimos e carinhos. A avó é com o neto aquilo que desejou ser com seus filhos. Netos criados por elas são atenciosos e, adoram aquele prato especial que só a vovó faz.

Para homenagear as mamães nesse e em outros tantos dias, publico aqui um ensaio fotográfico que fiz com a Dona Filhinha, a minha avó e autora do melhor frango caipira com angú e pão-de-queijo deste mundo!

Eis que eu e minha mãe estávamos a fazer uma seleção nas minhas antigas roupas de balé guardadas no fundo do armário, então decidi usá-las em minha modelo, essa gata aí das fotos.

As rugas não são feias, são o extremo da beleza da maturidade e experiência. A sabedoria de uma vida vivida cheia de estórias presenciando a história.


Feliz dia das mães, felizes são todos os dias!
Amamos vocês, mamães!

Fabíola Corrêa

Nenhum comentário: