sexta-feira, 21 de maio de 2010

O devaneio no cinema

O Devaneio, segundo o Dicionário Básico de Filosofia (MARCONDES & JAPIASSÚ, 2006), corresponde a "uma atitude sonhadora, não do sonhador 'noturno', mas do sonhador 'diurno', conduzindo-o à alegria de seu repouso, levando-o a poetizar-se, a relegar à sombra o papel da inteligência e a abrir-se à errância da função do irreal e da imaginação criadora" (2006, p. 72).

Nesses tempos de sucesso do novo Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton e da Disney, não podem deixar de assitir também outros filmes em que o devaneio é o principal viés condutor.

Recomendo bastante O Labirinto do Fauno, de Guillermo Del Toro. O filme trata de dois mundos ao mesmo tempo paralelos e interligados, o da violência real da Guerra civil espanhola e a das histórias que povoam a mente da protagonista do filme. Segue o Trailer.


Outro filme igualmente intrigante é o Waking Life (título sem tradução), dirigido, por Richar Linklater. O filme traz discussões filosóficas variadas sobre temas como violência, cinema, existência, religião, entre outros. É uma animação que conta os devaneios de um protagonista que não consegue acordar de um sonho. O trailer abaixo.


Também A Via Lactea, dirigido por Lina Chamie, conta a história de um casal (Heitor e Júlia), que começa após uma briga por telefone, anunciando o rompimento do relacionamento. Entre o trânsito congestionado de uma metrópole (São Paulo), algumas visões pessimistas do amor, um ódio incipiente, vida e morte, desenrolam-se os devaneios de Heitor. O filme conta também com um trecho da peça As Bacantes, encenado no Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez. Segue o Trailer. 


Por último, o excelente Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia, é uma história (quase uma crônica, na minha opinião) com humor cáustico e perverso, que conta a vida e os devaneios de um vendedor de antigüidades e objetos pessoais, Lourenço (Selton Melo). A vida de Lourenço é uma constante negociação e controle das pessoas. Egoísta e manipulador, o personagem vê seu pequeno mundinho começar a ruir quando um cheiro (de merda) que vem do ralo do banheiro de sua loja começa a destruir o pensamento administrado que ele tem nos negócios e na vida. Destaque para o olho de vidro e "a bunda", que deixam Lourenço obcecado. Abaixo o Trailer.


PS: Se você não tem muita paciência ou não quer assistir filmes mais lentos e densos, recomendo que não assista o segundo e o terceiro, mas mantenho as indicações do primeiro e do último.

Fabrício Mattos

Nenhum comentário: