segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Por que escrever?

Escrever se coloca como uma questão de sobrevivência pra mim. Essa frase certamente não é nada original, profunda, e duvido mesmo que seja verdadeira. Mas escrevi, está escrita. Me recuso, agora, a rever as minhas construções palavrais, numa busca obsessiva pela auto-censura. Mas vejam só como esse agente infiltrado trabalha bem: nessas quatro linhas já fiz inúmeras correções.

Sinceramente, sinto inveja das pessoas que não precisam escrever. São os tais "bem resolvidos", expressão cretina e de significado obscuro. Resolvidos do quê? Resolveram alguma coisa, resolveram a si mesmos? O que é que se resolve? A parte esses questionamentos próprios de "confusos", o fato é que essa categoria de iluminados esbanja espontaneidade, desencanação, falam e fazem as maiores cagadas e depois estão aí, lindos e serelepes, prontos pra atazanar de novo. Não vou cair na tentação de chamá-los de ignorantes, os despreparados que não tomaram a pílula vermelha (ou é a azul?), e não sei que mais historinhas inventadas pelos cabisbaixos pra dar uma turbinada no ego. Não pô, eles é que estão certos. Pra quê complicar a vida? A ordem é relaxar e gozar. Esse estado de espírito se aproxima do dos outros animais, e não falo isso pra sacanear. Os outros animais não têm todas essas categorias e sub-categorias em suas psiques, e não aparentam sentir a menor falta disso. Acho que o prêmio pra quem se comporta direitinho é voltar na forma de pássaro, leão, sapo...

É. Como eu ia dizendo, escrevo pra não pirar de vez. Tenho feito meditação também, ou pelo menos tentado. O importante é varrer uma série de inutilidades que povoam a cachola, e ficar só com o essencial. Os dois métodos funcionam. Claro que escrever é bem mais fácil, e justamente por isso é o que eu mais pratico. Quando eu atingir o nirvana, vou escrever só por diversão e com certeza por motivos profissionais. Talvez demore, talvez nunca aconteça. A gente faz o melhor que pode. Digo por diversão, porque percebi que tô dando uma dramatizada na minha situação. Tenho essas viagens. Já estava me imaginando o próprio Dostoievsky escrevendo sobre o que o levou a ser escritor. Por sorte eu tenho uma vozinha lá das profundezas que me alerta, serenamente, sobre os perigos da subida. Dificilmente eu a escuto, porque ela é super careta e eu ainda sou bastante rebelde. Só que ela sempre tem razão.

Não sei como continuar esse texto, mas teimo em continuar. Isso não é nada engraçado. Precisar escrever, não saber o que escrever e não querer escrever aquilo que se precisa. Apesar de tudo, não me lembro de paixão mais compulsiva do que esse meu hábito de escrever.

Alan Araguaia

Nenhum comentário: