sexta-feira, 12 de junho de 2009

Qual realidade?

Ontem, pela primeira vez, vi o que os tecnólogos contemporâneos chama de "realidade aumentada". Trata-se de um dispositivo teconológico que produz uma virtualidade contínua, podendo ter vários usos, de acordo com o interesse do usuário.

Apesar do eufemismo do nome, acredito que estamos diante de mais uma das "pequenas revoluções" que permeaim o nosso tempo.

Muito se falou do Youtube, suas possiblidades de criação, de usos, dos impactos sobre o estatuto de verdade das notícias, sua influência sobre o jornalismo etc. Mesmo este simplório blog que vocês leêm agora, foi criado e desenvolvido numa dessas discussões, em sala de aula.

A realidade aumentada, ainda em construção (como tecnologia), trata de um sentido temporal mais enviesado e ambíguo, bem ao gosto do realtivismo a que nos submete o contemporâneo.

Dêem uma olhada no site do Jornal da Globo e vejam do que estou falando.
Para experimentar como funciona, clique aqui.

É basicamente o seguinte: você espera carregar o programa de webcam, clica em permitir e mostra a figura que você imprimiu (o link está na página da globo).
Quando você imprimir a figura, veja se a impressão está com uma boa qualidade. Outra coisa (que eles não dizem) se o papel for duro, melhor, porque aí o foco da câmera é mais certeiro. Eu fiz o seguinte: imprimi e dobrei o papel em partes de modo que ficasse bem o quadradinho da impressão.

Boa experiência pra você.

Fabrício Mattos

3 comentários:

Anônimo disse...

Opa, já tava pensando que esse viraria um blog solo... rsrs tentei fazer a experiência, mas sem impressora é complicado...

abraços

Alan

Anônimo disse...

hehehe.
É falta de tempo, meu amigo. Mas, quando der, contribuirei mais.

abraços,
Fabrício

Anônimo disse...

falou meu velho!

A.