sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Onde está o cartaz do Círio de Nazaré?

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é repleto de simbologias, dentre eles o cartaz cumpre um importante papel. Além da publicidade, a Igreja Católica reafirma sua hegemonia através da imagem da santa estampada no papel colado em diversas portas de casas e de estabelecimentos comerciais. O cartaz reafirma anualmente o quanto a Igreja é forte em nosso Estado, principalmente em período de Círio.

Contudo, o cartaz também revigora e demonstra a fortalecedora fé que o paraense deposita em sua padroeira. É uma forma das pessoas pedirem bençãos e proteção.

Anualmente produzido desde 1926- o primeiro foi confeccionado em Milão, o cartaz daquele ano apresenta linhas de inspiração Renascentista (abaixo). Ele não contém uma foto, e sim uma pintura da Santa rodeada de anjos.

Passados os anos, o simples objeto passou a ter um papel fundamental dentro da festividade Nazarena. No ano de 2007 foi apresentado em suntuosa cerimônia na Praça Santuário no dia 29 de abril, na qual os convivas se viram diante de um show pirotécnico por de trás de gigantes banners pendurados em frente à Basílica de Nazaré.

Quem detém os direitos de imagem do cartaz é a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré. Certas empresas o reproduzem com a devida autorização, a fim de presentear clientes e amigos. O dinheiro que se arrecada com essa reprodução via empresas vai todo para as obras sociais da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio- Econômicos (Dieese)/PA, foram confeccionados para o Círio 2007 cerca de 550 mil cartazes pela Diretoria da Festa. Este número foi acrescido até 700 mil com as confecções feitas diretamente pelas empresas.

O crescimento da tiragem oficial no número de cartazes deste ano em relação ao passado foi de 37,5 %, já que o total produzido em 2006 foi de 500 mil. Nos últimos 10 anos, o número de exemplares aumentou em mais de 120%.

O valor unitário de produção varia entre cinqüenta centavos à um real, ou seja, se calcularmos 700 mil cartazes a um custo de 0,75 centavos, o valor investido seria de 490 mil reais, dinheiro vindo em grande parte da contribuição de fiéis.

Todo ano a foto é feita com a imagem usando o manto do Círio anterior. Em 2007, a imagem apresenta o manto bordado de rosas usado em 2006, e a foto é de autoria de Rosângela Aguiar. A arte ficou por conta da Mendes Publicidade, tarefa que a agência cumpre voluntariamente desde 1991, e traz um fundo repleto de vitórias-régias, fazendo alusão ao tema da Campanha da Fraternidade 2007: a Amazônia. Já o tema do Círio 2007 é “Com a Rainha da Amazônia, formemos comunidades missionárias”.

Com ares de ala da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, a edição 2007 lembra um pouco a de 2003, no qual há diversas flores rosas de jambeiro espalhadas ao pé da árvore, entre algumas folhas verdes.

Particularmente agradou-me o cartaz de 1901, em que a santa está com um manto bem largo, parecendo a saia das baianas que vendem acarajé e cocada pelas ruas da cidade durante o Círio.


Muita gente ainda tem na porta de casa o cartaz do Círio do ano anterior e, andando pela cidade, percebi que dentro de um mesmo perímetro há em torno de 10 casas contendo cartazes. Resolvi então fotografar com o celular algumas delas, e agora lanço um desafio: você sabe em que parte da cidade de Belém (rua, bairro, perímetro, estabelecimento, etc) se encontra o cartaz da fotografia abaixo?



Sabe? Lance suas respostas nos comentários da postagem no blog. Diariamente colocarei novas imagens e, a não ser que alguém acerte a localização, direi o ponto exato daqui há uma semana (a resposta estará nos comentários, assinada por mim).

Fabíola Corrêa

Um comentário:

Controversus disse...

Como prometido, a resposta para pergunta: Você sabe que lugar é esse?
Essa casa fica na Diogo Móia com a Generalíssimo. Da próxima vez que passarem por lá, observem.

Fabíola Corrêa