sábado, 21 de julho de 2007

Verdadeiros amigos


Criamos datas para comemorar relações que na verdade acontecem todos os dias, independentemente das festividades. Seja o dia das mães, dos pais; hoje, 20 de julho, celebra-se o dia do amigo. Ah, mas para isso não precisa de data, é só chamar para uma mesa de bar, para ver o luar e o pôr-do-sol, ou simplesmente para estar ao lado, todos as horas.

Amizade é ligar no meio da noite para saber como está, dar boa noite e receber um sorriso em troca, abraçar, apoiar, chorar junto, chamar a atenção, rir, cochichar, olhar ternamente, aconselhar...

Não é qualquer um, o colega, alguém que conhecemos ontem e nos chamam de “amigo” porque simpatizou ou nos achou “legal”. Amigo não nasce do nada, de um dia para o outro, do inoportuno. É um processo de caminhar, construir a confiança e o sentimento de fidelidade.

Palavra tão proferida, carrega um forte significado muitas vezes profanado e jogado ao vento. Tão profundo, é fortaleza, verdadeiro e lúcido.

Um amigo que trai, nunca foi amigo, porque os verdadeiros são fiéis. Assim como Deus e nossos pais, as grandes amizades acontecem pelo amor, carinho, atenção e empatia. Professores e alunos, todos os são. Estamos sempre ensinando e aprendendo.

Eles dão o chão que nos falta, cintilam entre o céu estrelado, florescem os campos verdejantes, ouvem-nos como músicos e nos amam incondicionalmente. Amar, sentimento que move o mundo, é a base das verdadeiras relações de amizade. O amor constrói.

Tal diz a música, “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito...”.

Amigo é assim, nos diz o quanto somos importantes sem precisar usar as palavras, ama pelo que somos, compreende e confia. É o irmão que não se teve, uma extensão da família.

Amigo é isso, não sei explicar. Ele É.

Amo-os, amigos.

Fabíola Corrêa


"Here comes the sun", cantada por Nina simone. Música dos Beatles composta por George Harrison.

Nenhum comentário: