terça-feira, 13 de outubro de 2009

Casa Branca: "a Fox mente"

Barack Obama declarou guerra aos setores mais conservadores da imprensa norte-americana, como a rede Fox, e os jornais New York Times e Washington Post. Em especial a Fox, classificada pela diretora de comunicação de Obama, Anita Dunn, como um apêndice do Partido Republicano, em vez de uma empresa jornalística.

"A rede Fox está em guerra contra Barack Obama e a Casa Branca, [e] não precisamos fingir que o modo como essa organização trabalha seria o modo que dá legitimidade ao trabalho jornalístico." - comenta Dunn.

O governo dos EUA considera que falar à Fox é o mesmo que debater com a oposição, e assim a rede passa a ser tratada.

É internacionalmente conhecida a fama ultraconservadora da rede Fox, mas esta é a primeira vez que um presidente americano entra em rota de colisão com o canal líder de audiência no país. Um post recente no blog da Casa Branca traz como título uma frase familiar a nós, paraenses: "a rede Fox mente".

Para quem não se lembra, o ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues lançou a campanha "O Liberal mente", nos idos dos anos 90, dando uma resposta à altura da oposição virulenta que este jornal fazia à sua gestão.

A coincidência não evidencia uma (inexistente) semelhança política entre Edmilson e Obama, mas um padrão de comportamento universal da imprensa reacionária, frente a governos minimamente progressistas - sim, para a realidade dos EUA Obama pode ser considerado progressista. Os ataques constantes, carregados de ódio e ironia, exigem respostas categóricas, sob pena dos governos acabarem sendo reféns desses grupos.

Lula poderia aprender um pouco com Edmilson e Obama.

Alan Araguaia

Informações deste post no blog do Azenha

Um comentário:

Repórter de Sandálias disse...

Sempre perspicaz, heim, moço?! Que bom q voltaste à ativa...

:)

Bjs