domingo, 2 de agosto de 2009

No limite

O Programa "No limite III", da rede globo, está acontecendo numa fazenda alugada, entre Flecheiras e Lagoinha, no litoral leste do Ceará.

Sei disso porque semana passada estive lá fazendo uma visita com minha esposa, minha mãe e meu irmão menor. Lagoninha é uma pequena praia, muito bonita, que recentemente recebeu um grande contigente de hotéis, que estão acabando com seu litoral (lá as dunas já não existem mais). Existe lá um hotel que teve suas obra embargada pelo poder público, por ter mais de quadro andares.

Os bugueiros e moradores do local não estão satisfeitos com a grande emissora, pois sua economia, de aluguel de quadriciclos e buggys para andar na areia, está parcialmente tolida, por causa do fechamento da ponta de praia que liga Flecheiras a Lagoinha. As pessoas que já conhecem o passeio não querem fazê-lo "mais curto", e deixam de ir, deixando os bugueiros sem receita. Ouvi várias vezes eles dizendo de uma ação que estão movendo contra a Rede Globo, por obstrução de seu trabalho.

Parece que a globalização é descontínua e desigual, mas chega para todos.

Fabrício Mattos

Nenhum comentário: